O início do verão também marca a campanha de conscientização sobre o câncer de pele e a importância da prevenção, com o Dezembro Laranja. Este éo câncer mais frequente no Brasil e no mundo, de acordo com o Ministério da Saúde, e tem como principal forma de prevenção o cuidado com a exposição ao sol: evitá-la principalmente entre 10h e 16h e usar proteção contra a radiação ultravioleta (UV), a grande causadora dos danos à pele. Além do uso de óculos, roupas especiais e outros acessórios, o mercado oferece uma variedade imensa de produtos que vão do protetor solar, hidratantes, dermocosméticos e maquiagem – todos com filtros solares que funcionam refletindo ou dispersando a radiação UV antes que ela chegue a nossa pele.
“Os consumidores estão incorporando cada vez mais o hábito de usar protetor solar e, com isso, surgiram várias demandas, inclusive ligadas à adoção darotina diária, como as texturas mais frescas, produtos mais naturais, ou que integrem benefícios adicionais para a rotina de cuidados com a pele”, explica Vinicius Bim especialista em inovação de Personal Care da BASF para a América do Sul. “Seja qual for a escolha, o importante é saber que dá para aproveitar o verão – e todas as outras estações, cuidando da saúde da pele”, orienta. Segundo Vinicius, entre as tendências de cosméticos para proteção solar mais procurados, estão:
• Produtos multifuncionais, que oferecem benefícios adicionais, como hidratação intensiva, ação antienvelhecimento, antioxidantes e ingredientes que possam combater os sinais de envelhecimento, como rugas, manchas e flacidez.
• Protetores solares com cor, que além de proteger, também uniformizam o tom da pele, disfarçam imperfeições e conferem um aspecto natural e saudável.
• Efeito sensorial agradável, com texturas leves, que não deixam a pele oleosa, pegajosa ou esbranquiçada, e proporcionam uma sensação de conforto e hidratação e se integram bem à rotina diária de cuidados com a pele.
• Ingredientes naturais e sustentáveis, que respeitam o meio ambiente e a saúde da pele, evitando substâncias nocivas, alergênicas ou poluentes. Inclui produtos sustentáveis desde os ingredientes até as embalagens e com práticas éticas de produção.
• Proteção contra uma ampla gama de radiações, incluindo UVA, UVB, luz visível e até mesmo radiação infravermelha.
• Maquiagens integradas com fator de proteção solar, oferecendo conveniência para a aplicação diária.
• Personalização, com produtos adaptados às necessidades específicas de diferentes tipos de pele, tons de pele e condições climáticas.
Além de passar uma camada generosa do produto, com no mínimo fator de proteção solar 15, é importante não esquecer de usar protetor labial e manter a proteção também nos dias nublados. O câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos e é considerado raro em crianças e pessoas negras. Mas, embora uma maior quantidade de melanina na pele proporcione uma proteção natural maior aos raios UV, ainda assim o protetor solar é aliado para prevenir o envelhecimento precoce e outros danos à pele.
Como parceira estratégica da indústria cosmética, a BASF está conectada às tendências e investe em P&D para oferecer soluções para as formulações do futuro. Entre as tecnologias mais recentes para proteção solar, foi lançado TinomaxTM CC, um ingrediente multifuncional e de alto desempenho, com melhoria sensorial e que permite aumentar o percentual de ingredientes de origem natural atendendo às necessidades do mercado e o emoliente de origem natural CETIOL® ABV é a versão natural de um emoliente muito importante para a solubilização de filtros UV cristalinos.
ABC - Associação Brasileira de Cosmetologia
Comentarios