top of page

Informe Regulatório Nº 026/2025: Anvisa promove webinários sobre pomadas modeladoras de cabelos



Prezados associados,


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Gerência de Hemo e Biovigilância e Vigilância Pós-Uso de Alimentos, Cosméticos e Produtos Saneantes da Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GHBIO/GGMON), participou de dois webinários em fevereiro de 2025 para debater as intoxicações oculares associadas ao uso de pomadas modeladoras. Os eventos tiveram como objetivo orientar profissionais da saúde na detecção e no monitoramento desses casos, reforçando a importância da notificação dos eventos adversos nos sistemas de informações em saúde.


Promovido pela Agência, o primeiro webinário, "Intoxicações Oculares por Pomadas Modeladoras: Desafios e Estratégias para a Vigilância Sanitária", aconteceu em 19 de fevereiro. O evento, destinado ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), teve, aproximadamente, 300 acessos provenientes de Vigilâncias Sanitárias estaduais, distrital e municipais e de laboratórios de saúde pública. Durante a apresentação, foram abordados os riscos de intoxicações oculares, a importância das notificações no sistema Notivisa da Anvisa e as boas práticas na coleta de dados sobre eventos adversos a pomadas modeladoras.


Em 25 de fevereiro, foi realizado o webinário "Renaveh e Rede Cievs – Intoxicações Relacionadas ao Uso de Pomadas Capilares", organizado em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde. O evento, que contou com mais de 130 participantes, foi direcionado aos profissionais da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh) e da Rede do Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs). O objetivo principal foi discutir estratégias para fortalecer a identificação das pomadas modeladoras no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), importante ferramenta de vigilância epidemiológica do Sistema Único de Saúde (SUS).


Em janeiro deste ano, a Agência emitiu o Alerta GGMON 01/2025 sobre os riscos associados ao uso inadequado de pomadas modeladoras para cabelo, especialmente durante o período de pré-carnaval e carnaval. Desde março de 2022, a Anvisa recebeu 673 notificações de eventos adversos, das quais 628 (93,3%) foram classificadas como graves. Os estados com maior número de notificações foram Rio de Janeiro (451 casos), Pernambuco (57) e São Paulo (47).


"A cosmetovigilância é fundamental para a proteção da saúde dos consumidores. Por meio dela, podemos identificar precocemente problemas relacionados ao uso de produtos cosméticos e adotar as medidas necessárias para proteger a população", destaca o gerente da GHBIO/GGMON, Leonardo Leitão.


A participação da Anvisa nesses eventos reforça o compromisso da Agência com a proteção da saúde pública e o fortalecimento das ações de cosmetovigilância no Brasil.


Para mais informações e acesso aos eventos, clique nos links abaixo:


Fonte:


Atenciosamente,


Departamento de Assuntos Regulatórios ABC - Associação Brasileira de Cosmetologia fabiana.assis@casadacosmetologia.com.br




תגובות


bottom of page